segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os pés

Os pés são quem mais sofre. Aparentemente tenho alguma facilidade em fazer bolhas nos pés - falta-me calo. Nos treino do dia-a-dia não tenho grandes problemas. Mas nos treinos longos começam a acontecer coisas! Depois de uma, duas horas a andar, a insistência transforma uma pequena saliência numa lâmina.
Outro pormenor: os pés incham e não é pouco. Os meus crescem mais de um número, o que talvez seja agravado pelo meu peso extra e alguma inflamação "crónica" que tenho tido ao nível dos tornozelos.

Encontrar os sapatos certos também não tem sido fácil. Comecei por usar uns ténis de caminhada "fora de estrada" que, bem vistas as coisas, não são nada maus. O único defeito é serem um pouco mais pesados do que seria desejável para quem anda em estrada.

Não contente com estes fui repescar uns ténis de corrida à muito guardados debaixo da cama. Foram piores: ténis de corrida não são os ideias para andar, têm características diferentes; pior ainda é que estavam justos o que é muito mau - com o inchaço dos pés acabem um treino de 16 km com os dedos completamente encolhidos.

Decidi que precisava de uns ténis novos. Informei-me e fui às compras. Apesar de terem boas características para andar (flexíveis, leves, sem desnível da frente até ao calcanhar) não tem resultado muito bem. Teimam em implicar com o meu calcanhar esquerdo, por sinal o que evidencia alguma inflamação. No último treino longo (o primeiro com estes) fez-me um belo estrago. Ao contrário das outras vezes nem me apercebi do que estava a acontecer. Ainda não percebi a causa, pois não tenho qualquer problema no outro pé: má postura, estarem mal apertados, ou se simplesmente não gostam nos meus pés!

5 comentários:

  1. esse problema dos ténis já esta resolvido? que ténis tens actualmente?

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui,

    a história é longa, mas vou tentar resumir.

    Os ténis referidos nestes post são um kalenji (marca da decathlon) baratuchos, mas bem adaptados para caminhada. Depois desta má experiência, consegui reabilita-los recorrendo a uns "truques" para apertar os atacadores (http://ametafisicadometatarso.blogspot.com/2009/10/calcanhar-deslizante.html). Ainda os tenho e uso ocasionalmente, mas acho que não são simplesmente bons para mim... têm pouca estabilidade e suporte... causavam-me alguma inflamação do tendão de aquiles e acho que começava mesmo a desenvolver fascite plantar.

    Um novo capitulo do mesmo tema são os ténis que comprei posteriormente, quando comecei a correr. Após alguma ponderação e indecisão optei por comprar uns Nike Air Pegasus.
    Inicialmente resultaram bastante bem. Não tinha grandes queixas. Desapareceram as tendinites crónicas e etc.
    Mais recentemente quando aumentei a intensidade dos treinos, e finalmente quando participei na última São Silvestre de Lx, revelaram-se uma desgraça para os meus joelhos.

    Não tenho a certeza que a culpa seja dos ténis, porque poderá ter havido um entorse à mistura, mas pode ser que um rapazito pesado como eu precise de mais alguma suporte. Isto apesar da minha passada ser entre o neutro e o supinado.

    ResponderEliminar
  3. pois era isso mesmo...mais suporte. Uma coisa com maior apoio para o calcanhar talvez. Eu agora uso uns nike vomero 4 mas existem outras marcas que te proporcionam igual estabilidade e igual amortecimento no calcanhar,principalmente quando corres no alcatrão, por exemplo a Adidas, Asics ou Mizuno tem coisas parecidas. Em termos de conforto para os pés para a caminhada e corrida lenta ainda não experimentei nada melhor do que uns Salomon xt wings. São um exagero de conforto mas apenas para serem usados em trail.Agora tenho uns Asics Gel Trabuco porque foram mais baratos mas só os uso em provas mais curtas e treinos, são mais leves mas mais rápidos (aquilo que sentes qd dizes que não são bons para andar) e com menos amortecimento global.

    E andas a colocar bem o pé no chão ao fazer a passada? tens de te preocupar em colocar o calcanhar, depois a planta e só no fim o dedo grande do pé num movimento fluido. Preocupa-te com isso durante os treinos curtos. Nas descidas espalma os dedos dos pés de encontro ao chão (tipo sapo) e inclina o corpo para a frente para evitares travar e assim dares cabo dos joelhos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. E que tal achas os nike vomero?
    Também me recomendaram uns asics gel kinsei 3, mas são caros para burro: 200 €

    ResponderEliminar
  5. eu tenho os vomero e são um exagero de conforto e de apoio no calcanhar. embora cada pé seja um pé. Se te sentires bem com eles aconselho.
    consegues encontra-los na loja da nike no freeport de alcochete a 100 euros. (o modelo do ano passado). na sportzone os deste ano custam 139 salvo erro

    ResponderEliminar