terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Fecho do mês - Novembro 2009

Foi um mês de viragem. Após alguma estagnação no treino de marcha, resolvi começar a correr. Não sei bem para onde vou... mas parado não estou.

O plano de fazer uma maratona a andar desvaneceu-se. Exige uma quantidade de tempo, especialmente nos treinos longos, que me é difícil dispensar de momento. Talvez guarde isto para quando for + velhote e não conseguir de todo correr - isso e ler os livros que tenho vindo a acumular nas prateleiras da sala. Por agora, consigo, de facto, correr!

Resumo do mês:

  . Marcha: 161 km
  . Corrida: 48,5 km (comecei a meio do mês)
  . Bicicleta: 142 km

  . Peso: 93kg (-3kg do que Outubro, -15kg do que Agosto)

Próximos objectivos:
  . Continuar a perder 2/3 kg por mês
  . Completar uma corrida de 10km (São Silvestre ?)
  . Completar a meia-maratona de Lisboa (21 de Março)
  . ... e mais uma duas durante o resto do ano.

Treino:
  . Durante as próximas duas semanas vou continuar esta fase de "preparação" para a corrida, cujo objectivo é melhorar a forma aeróbica em corrida para um patamar minimamente aceitável; apanhar um ritmo confortável que me permita fazer alguns treinos longos.
 . Depois... introduzir mais variedade no treino, sendo que o que terá mais mais peso nesta fase será a componente de endurance.

Citação:
Para terminar deixo-vos com uma frase que me ajudou muito a perceber o que vem afinal a ser isto do treino e em que penso sempre que tenho tendência a exagerar:

"Here is my training philosophy: an athlete should do the least amount of properly timed, specific training that brings continual improvement."
                  Joel Friel, The Cyclist's Training Bible, 4th Edition, pág. 15

Sempre é melhor andar obcecado com isto de que com o trabalho...

2 comentários:

  1. Olá,

    Tenho o livro.... tem muitas citações. E das boas! Se o compraste fizeste bom investimento.

    A minha citação preferida é: "Dá-lhes tarde e com força e passe-lhes depressa" ,-). O corpinho não é de aço, da-lhe tempo.

    Hum... obcecado! Tenha calma com isso a ideia é "run for life" e não "Run for your life"

    Boas marchas, quem marcha sempre alcança!

    ResponderEliminar
  2. Calculei que também tivesses o livro. Foi uma compra de impulso.
    Embora não me possa considerar um ciclista "sério" ou "a sério" achei que podia aprender alguma coisa.
    E, tirando alguns exercícios e conceitos que são especificos do ciclismo, espero adaptar grande parte ao meio treino.
    Isto sem grandes pretensões, porque dado o meu nível de forma, tudo o que tenho que fazer para melhorar é mexer-me (sem lesionar-me)!

    Obcecado: o primeiro passo para a cura é a aceitação.

    ResponderEliminar