quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Rebooting...

O Dr. diz que o joelho está pronto para outra.

Pela análise dele não deverá ter sido um entorse... senão ainda andava de muletas por esta altura. E, de facto, neste momento já não sinto quaisquer dores no joelho. Estou melhor do que antes da S. Silvestre.

Fez-me um exame para ver se teria algum problema no menisco interno e parece estar tudo bem.

Pela observação detectou que tenho as pernas ligeiramente arqueadas e tendência para supinar (o que também já tinha comprovado pelas solas dos meus sapatos velhos; e isto apesar de não ter o arco do pé muito alto, característica muitas vezes associada aos supinadores e que me confundia um bocado). Ora, quem supina, tem mais dificuldade em absorver o impacto e daí o problema.

Em termos de sapatos recomenda-se uns neutros ou para supinadores (que corrigem forçando a pronação) com bastante amortecimento. Os que tenho neste momento (Nike Air Pegasus) são neutros e têm bastante amortecimento - deveriam ser adequados.

Agora é voltar ao início e progredir devagarinho. Se voltar a reincidir tenho que experimentar outro calçado: mais amortecimento, mais supinantes...

Aconselhou-me também a reforçar a capacidade muscular, nomeadamente do vasto interno, para melhorar a estabilidade. Devo ingressar brevemente num ginásio...

Bem a propósito desta questão do calçado dois posts interessantes do Joe: Running Shoes, Part 1 e Running Shoes, Part 2 (vejam também os comentários)

1 comentário:

  1. Já está online a Biblioteca do Aventuras! Alguma coisa é só dizeres!

    ResponderEliminar