segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aerobic Time Trial

A última semana foi de recuperação, terminando com um pequeno teste que irei repetir no fim de cada ciclo.
Aerobic Time Trial: consiste em 5 km com a frequência cardíaca 9-11 batidas abaixo do limite anaeróbio. No meu caso o limite anaeróbio deverá andar pelos 170 bpm, portanto no teste deveria manter-me entre as 159 e as 161 bpm.

Há medida que a forma aeróbica aumenta, o tempo necessário para percorrer os 5 km deverá obviamente baixar. Este teste é bem menos violento, e mais apropriado à fase em que estou,  do que os 30 minutos full power que fiz há cerca de 2 meses com o objectivo de determinar o limiar anaeróbio.

Durante o teste entusiasmei-me um pouco pelo que a FC ficou ligeiramente acima. A nível físico não me sentia no melhor: estava um bocado desidratado e acho que o jantar ainda não tinha sido devidamente processado. Noite sem vento, frio moderado.

Resultados:
 - Distância: 5 km
 - Tempo: 27:43
 - Ritmo Médio: 5:32/km
 - FC Média: 162 bpm
 - FC Máx: 167 bpm
 - Peso: 88 kg

Tenho um outro treino feito na semana da São Silvestre que poderá servir de comparação aproximada: 30 minutos na zona 3:
 - Ritmo Médio: 5:56/km
 - FC Média: 160 bpm
 - FC Máx: 165 bpm
 - Peso: 90 kg

Se fossem completamente comparáveis significaria uma melhoria de 6-7%, o que é bastante significativo, ainda que natural, dado que estou a dar o "primeiros passos". No entanto, visto que foram no exterior e com condições atmosféricas bastante diferentes (da outra vez chovia qq coisa) é difícil comparar.

O meu sentimento geral é que de facto estou melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário