domingo, 11 de abril de 2010

Ganhei um sino amarelo: 1:16:51!

Um bom resultado, sem dúvida, embora a certa altura acreditasse que pudesse acabar com 1h 15m.

A primeira parte de prova é maioritariamente a descer (com excepção do primeiro km e meio) e cheguei aos 7,5km abaixo dos 37 minutos. O problema foi o retorno, quase sempre a subir, com vento contra e algum calor à mistura. Tentei defender-me do vento o melhor possível, mas nem sempre tive essa possibilidade. Passei aos 10k, já a subir, com 49:51 (novo record do meu mundo). Quando o terreno endireitou ainda tentei aumentar novamente a velocidade, mas nem pernas, nem pulmão. Deixei-me ir abrigado na "sombra" de um francês grandalhão e lá fui em modo automático: ainda falta 3, ainda falta 2, 1 e meio, porra mais uma volta ao parque! e acabei num pequeno sprint de 50 metros.

Ainda assim acho que a estratégia foi a melhor. Neste tipo de provas tem que se apontar, ao contrário do habitual, para uma primeira parte mais rápida. O difícil é dosear o esforço e ainda mais sem experiência...

Mais importante: ainda consigo andar; coisa que não podia afirmar depois da São Silvestre.

A meia: sinto que preciso de trabalhar ainda mais a resistência; não sei se vá a Setúbal.

Podem ver a voltinha de 15k aqui.

4 comentários:

  1. Parabéns pela prova. Estiveste quase nas 1h15m, tal como eu tinha previsto!
    Tenho a certeza de que, com mais uns treinos e experiência competitiva e numa prova com um perfil mais "amigável", vais conseguir melhorar bastante esse record pessoal.

    abraço
    MPaiva

    ResponderEliminar
  2. Boas Pedro...

    Excelente. A tua evolução está aí. Agora, dos 15k para a meia, o salto não é muito difícil... já para a maratona é que a coisa requer mais tempo (é a minha opinião). Abraço, treina bem e até um dia destes.

    PS 1: No Verão temos que fazer um trail pela costa até ao Carvalhal... ou Zambujeira!! (e voltar)

    PS 2: Olha! Eu nunca fiz uma corrida de 15Km em menos de 1:20 ...

    ResponderEliminar
  3. MPaiva, mais uns treinos e menos uns quilos! A subir ainda ajudam menos...

    Parabéns pela sua prova, também.

    ResponderEliminar
  4. Rui,

    Muitos e bons trails naquela zona. Ainda há uma semana a proveitei para fazer parte o treino longo subindo o curso do rio na direcção dos serros... Espectacular.

    Piso de terra batida, sossego, vegetação luxuriante.

    ResponderEliminar