quinta-feira, 8 de abril de 2010

Novo record do MEU mundo 10.000 metros: 00:50:06

Deveria ter sido um treino para ensaiar o ritmo para a corrida dos sinos (15km). Pensei em 5:30/km e decidi fazer um ensaio de 10 km, para ver se no fim ainda me sentiria confortável para continuar.

Mas entusiasmei-me! Fiz aquilo que já algum tempo desejava fazer. Ver quanto é que valia aos 10 km, pois a minha última referência era a da traumatizante São Silvestre, em que lixei o joelho.

Depois do primeiro ou segundo km a tentar acertar com o ritmo planeado, decidi ignorar o garmin (que levou o tempo todo a apitar), e seguir a um ritmo rápido mas confortável. De vez em quando olhava o aparelho e via o ritmo médio a baixar progressivamente: 5:15, 5:10, 5:05. A partir dos 3/4 km decidi definitivamente transformar o treino num time trial. E lá segui no mesmo ritmo rápido mas confortável. No último km já não ia muito confortável, tentei ainda forçar um bocado o ritmo, mas a velocidade não é muita.

Distância:       10 km
Tempo:           00:50:06  (menos 6 minutos que na São Silvestre!)
Ritmo Médio: 5:01/km
Vel. Máx.:      17.8 km/h
FCMédia:       168 bpm (175 na São Silvestre)
FCMáx:          177 bpm

Agora a dúvida: que ritmo devo adoptar afinal para os 15 km?
5:30/km parece-me lento;
5:10/km ousado;
5:20/km?

4 comentários:

  1. faz 5m15/km até aos 10k e depois logo ves. Se estiveres bem continuas e fazes 1h19m, se estiveres muito bem aceleras para os 5m/km e fazes menos. Se aos 5km achares que estás a pastar acelera logo para os 5m/km mas cuidado que é a primeira vez nos 15km e um gajo tem sempre tendência para se entusiasmar. Acaba em força, faz maravilhas ao espírito. abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo conselho, Rui. Boa sorte também para o teu "passeio".

    ResponderEliminar
  3. Segundo me disseram, a prova acaba dentro de Estádio de Mafra, o que dá um certo estilo à prova, pelo que nos fica bem reservar algumas energias para dar tudo nos metros finais na volta de consagração à pista!
    Eu não sou muito bom a dar conselhos, até porque raramente os sigo para mim. Por isso, se fosse eu, começaria num ritmo na casa dos 5:10, mas de certeza que iria toda a prova a pensar em terminar abaixo de 1h15!

    abraço e até domingo!
    MPaiva

    ResponderEliminar
  4. Acho que não vou olhar muito para o "relógio". Vou reger-me mais pela sensação de esforço, até porque a primeira parte da prova é essencialmente a descer e a segunda a subir, provavelmente com vento contrário.

    Nunca corri uma prova de 15 km, mas acho que consigo gerir minimamente o esforço para não rebentar a meio.

    ResponderEliminar