domingo, 19 de setembro de 2010

Resumo Semanal: 13/9-19/9

Segunda: Recuperação (11.3km) (1h04m) [5:43/km] 
Senti-me relativamente descansado. Talvez tenha ido demasiado rápido para o propósito do treino.

Terça: Médio-Longo c/ desnível (17.8km) (1h37m) [16km@5:24/km]
Verdadeira lição. Fui completamente trucidado. Vendo bem tinha tudo para correr mal: muito calor, saí logo a seguir ao almoço, ainda com digestão a meio, forcei quando não devia forçar a acabei totalmente apeado. 
O início foi normal; sentia até as pernas relativamente frescas e lá segui no meu ritmo. O percurso é que não era o habitual: algum sobe e desce por estradas de terra batida. Depois, lá por volta do 6/7km começou a subida a valer, com inclinações que não são para as minhas pernas ou para o meu peso (começa a ser difícil continuar a usar esta desculpa). Tive que parar e andar várias vezes, mas mesmo assim depois dessa subida fiquei 'vazio'. Depois de recuperar, quando o terreno endireitou, ainda tentei espevitar o ritmo, incluindo uma descida a alta velocidade, o que me valeu um final apeado. Estava um pouco desidratado (apesar da mochila de água), sem reservas de força, mas sobretudo acho que estava a sobreaquecer - acontecia o mesmo a um ford escort antigo da minha mãe e única solução era esperar que arrefecesse.

Quarta: Descanso
Recuperei bem; na terça ao fim no dia já parecia que não se tinha passado nada. Os dias sem correr são contudo cada vez mais enervantes. Sinto que falta qq coisa.

Quinta: Descanso
Descanso duplo. Não foi propositado mas talvez tenha sido bom. Quando as coisas correm menos bem, mais vale abrandar do que acelerar.

Sexta: Intervalos Longos 4x3.2km c/ 800m recup. (19.5km) (1h40m) [4:28/km]
1º - 4:24/km (rápido demais)
2º - 4:22/km (deixa cá ver se consigo aguentar no mesmo ritmo...)
3º - 4:31/km (....)
4º - 4:36/km (pernas pesadas)


Treino especifico para meia-maratona. Costuma ser usado como um bom indicador para a seguir para a meia. Nunca tinha feito este tipo de treino antes e precisava de recuperar alguma confiança - portanto foi dar o que tinha. O objectivo continua a ser a 1h40m. Vou fazer os primeiros 10k nesse ritmo, se me sentir bem acelero na segunda metade - ou talvez não faça nada disto.

Sábado: Recuperação (8.2km) (0h48m) [5:53/km]

Domingo: Base (7.7km) (0h38m) [4:58/km]
Treino longo abortado. Amanhã será a minha última hipótese de fazer um treino longo antes da meia maratona - vamos ver se os astros se alinham.

Total Semanal:


Distância: 64.7 km
Tempo: 5h50m
Nº de treinos: 5
Peso: ?


Boa semana, mas que teria ficado mais composta com o treino longo de hoje. A próxima semana será bastante calma. Antes de uma prova a minha dúvida é sempre a mesma: para que ritmo vou? 4:40/km, 4:35/km? Logo vejo...

4 comentários:

  1. que grande evolução a tua! parabéns pela perseverança

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  2. Se eu consigo, toda a gente consegue... basta realmente perseverar.

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  3. Mal. Ainda estou a ver se consigo organizar os meus pensamentos.

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