domingo, 31 de outubro de 2010

75kg

Quase sem dar por isso, cheguei aos 75 kg. Já há muito, muito tempo que não pesava 75 kg. Penso que a tendência será de perder ainda mais um ou dois quilos até a maratona.

Como é que isto me aconteceu? Uma coisa vos posso garantir: não foi a comer pouco; como que nem um animal. Há dias que como sem destino. A seguir um treino longo ou depois de vários dias com muitos kms acumulados, como e como e como. Não me vêem, contudo, a comer doces, fritos ou outros produtos banhados em açúcar ou gorduras menos boas. E, claro, corro entre 6 e 8 horas por semana.

Acho que algumas pessoas têm dificuldade em aceitar que há certas coisas que só se conseguem com esforço e paciência; não há formulas mágicas, nem produtos miraculosos que nos emagrecem enquanto vemos televisão sentados no sofá.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ciclismo não competitivo de longa distância - Randonneurs Portugal

Se eu não gostasse tanto de correr, seria ciclista. Mas sendo corredor, tenho inveja que não haja (pelo menos por nossas terras) eventos de corrida de longa distância não competitiva... Pode-se participar em provas e não competir, mas não é bem a mesma coisa... Basta de divagações.

Vê agora a luz do dia uma mui meritória associação: www.RandonneursPortugal.org 

Todos calcularão (ou não) o trabalho que estas aventuras organizativas dão. Não é por alguns deles serem amigos, mas acho que fizeram um excelente trabalho. A minha ajuda resume-se a este post (desculpem lá), mas é de boa vontade.

Se disso me sentir capaz, ainda lavo a bicicleta emprestada e meto-me a caminho para tentar os 200 km. (Talvez seja melhor trocar os pneus que também estão uma desgraça; ai, tanta logística para a minha cabeça básica!). Sugiro que os caros leitores que em consciência também o ponderem; ou pelo menos passem a palavra aos vossos amigos ciclistas.

Boas pedaladas.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Resumo Semanal: 18/10-24/10

Segunda: Recuperação (8km) (0h50m) [6:00/km]
Terça: Séries 5x600m (12.4km) (1h09m) [4:02/km-3:48/km] 
Já há bastante tempo que não fazia séries. 3:48/km é novidade para mim. 
Quarta: Médio Longo (18.9km) (1h39m) [16km@5:06/km]
Quinta: Descanso
Sexta: Time Trial (15.0km) (1h15m) [10km@4:20/km > 43:22 PB] 
Record pessoal. Já que não faço provas, divirto-me assim.
Sábado: Descanso
Domingo: Base (11.5km) (0h59m) [8km@5:10/km + 2km@4:36/km]
Cancelado o treino longo de 25km. Para a semana há mais.

Total Semanal:

Distância: 65.8 km
Tempo: 5h52m
Nº de treinos: 5
Peso: 75 kg

Menos kms do que tinha planeado, mas afinal era uma semana de recuperação. Aproveitei para fazer alguns testes para avaliar o actual momento. 43:22 aos 10km parece-me bem. Nas próximas 3 semanas espera-me mais uma série de treinos longos: 27, 29, 32.

domingo, 24 de outubro de 2010

2000 kms

"Faz" hoje 2000 kms desde que comecei a correr. Nunca pensei que pudesse ser tão divertido. Nunca pensei que pudesse mudar tanto a forma como olho para o mundo.

domingo, 17 de outubro de 2010

Resumo Semanal: 11/10-17/10

Segunda: Recuperação (10.3km) (1h02m) [6:05/km]

Terça: Médio Longo (19.3km) (1h41m) [17km@5:04/km]
Este tipo de distância começa a torna-se familiar - o que é bom. Demorei a aquecer, mas depois encontrei bom ritmo, com passada certa.

Quarta: Recuperação (9.8km) (1h02m) [6:16/km]

Quinta: Base (15.8km) (1h25m) [13km@5:12/km]
5 dias consecutivos; 70km. I need a break.

Sexta: Descanso

Sábado: Descanso

Domingo: Longo (32.0km) (2h49m) [30km@5:11/km]

5 da manhã. Barra de cereais e lá fui eu. 3 gels (8,15,22km). Por volta dos 23km comecei a sentir dores no pé direito, nos tendões do peito do pé. Parei várias vezes para tentar ajustar os atacadores... Acabei por seguir até ao fim, mas num ritmo mais lento. Não tive problemas musculares (ao contrário dos longos anteriores) e o nível de energia também estava bom.
Entre os 9km (depois do primeiro gel) e os 20km (antes das dores no pé) senti-me bastante bem: média de 4:58/km, embora tenha dúvidas que consiga suster este ritmo durante 42km. 
Estas dores no pé (que já tinham acontecido antes) são um problema; o suficiente para não me deixar acabar a maratona. Não tenho a certeza da sua origem: postura pouco relaxada, ténis mal apertados, ou os próprios ténis (o meu palpite mais forte). Desde o início que achei os Nimbus demasiado pesados...
O melhor foi o nascer do sol.

Total Semanal:

Distância: 87.4km
Tempo: 8h01m
Nº de treinos: 5
Peso: 76 kg

Nas últimas três semanas procurei sobretudo trabalhar a resistência - e acho que consegui. Afinal, este ano quero apenas terminar a maratona; tanto me faz se em 3 horas e meia ou 4. E para isso pouco importa a velocidade. Nesse capítulo sinto que estagnei; ou pelo menos está difícil de ver qualquer melhoria por entre tanto km e fadiga acumulada.
Faltam agora 7 semanas para maratona de Lisboa. Tinha pensado começar a introduzir agora trabalho de séries, mas estou altamente reticente... estou com medo de deitar tudo a perder. Semana de recuperação e em vez de séries, fartlek. É o que me diz a intuição.

Maratona de Chicago 2010 - Wanjiru vs Kebede

Ainda dizem que o atletismo é uma seca... Pelo menos este 5 minutos parecem-me mais interessante que qualquer jogo de futebol do campeonato nacional.


Track and Field Videos on Flotrack

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Maratona Lx 2010 - Percurso

Altimetria (mais ou menos fiel) para o percurso da maratona Lx deste ano:





E já agora o percurso:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Resumo Semanal: 4/10-10/10

Segunda: Longo (29.2km) (2h37m) [27km@5:16/km]
2L de água (que acabaram por por volta dos 24km e me obrigaram a umas paragens nos bebedouros) e 3 gels (8,16,24km). Apenas 2 dias de intervalo entre os treinos longo, por isso segui num ritmo ligeiramente mais lento, sempre com a intenção de chegar simplesmente ao fim. Saí demasiado cedo depois de jantar e ressenti-me disso - estômago manhoso. No fim sentia-me relativamente forte (melhor que no último longo) e fiz os dois últimos kms a puxar: 4:43 e 4:32
Nota: 99km nos últimos 7dias

Terça: Descanso
Recuperação mais rápida do que o esperado. Talvez devido à ceia reforçada: banana, caneca de leite e pão com manteiga. Ainda ponderei treinar, mas optei por pôr o sono em dia.

Quarta: Médio Longo (18.0km) (1h33m) [16km@4:58/km] 
Ritmo mais puxado do que o normal. 

Quinta: Descanso
Chuva.

Sexta: Recuperação (8.4km) (0h52m) [6:14/km] 
Indoor.

Sábado: Descanso

Domingo: Tempo (17.0km) (1h25m) [12km@4:35/km]
Sentia-me com energia a mais. 12km a bom ritmo - sem ficar exausto. Progressivo, começando nos 4:50/km e acabando a 4:25/km. No final, 4km lentos.

Total Semanal:

Distância: 72.6 km
Tempo: 6h28m
Nº de treinos: 4
Peso: 77 kg

Foi uma semana de chuva e de dúvidas. Será que o treino vai na direcção certa?

domingo, 3 de outubro de 2010

Resumo Semanal: 27/9 - 3/10

Segunda: Descanso
Estômago ainda embrulhado durante a manhã. Dores musculares.

Terça: Recuperação (10.0km) (0h57m) [5:48/km]
Ainda algumas dores musculares. À procura da confiança nas pernas.

Quarta: Base (14.2km) (1h15m) [12km@5:10/km]
Levei bidon (600ml) de isostar para treinar hidratação. A esta velocidade é relativamente confortável. Não correu mal, mas o estômago é que não é fã destas bebidas açucaradas. Tenho que ir experimentando outras variantes.

Quinta: Descanso

Sexta: Longo (27.0km) (2h21m) [25km@5:11/km]
2L de água. Gel aos 8km e aos 16km - verdadeiros shots de açúcar. Se tivesse mais um para os 24km também marchava. Respiração e frequência cardíaca perfeitamente controlada durante todo o treino. Problemas a nível muscular; ainda a ressaca do fim-de-semana, acho eu.
A hidratação e nutrição faz uma grande diferença. Treino mais longo de sempre; para a próxima será 29km.

Sábado: Recuperação (7.8km) (0h50m) [6:23/km]
Dores musculares. Melhorou depois do aquecimento. Ainda assim tive que ir a velocidade reduzida.

Domingo: Base (11.1km) (1h02m) [7km@5:10/km] 
Gatorade: azia. A partir do 8/9kms comecei a sentir-me sem energia, cansado e o estômago também não estava a ajudar. Decidir encurtar o treino e voltar para casa em ritmo lento. Amanhã será um melhor dia. 

Total Semanal:

Distância: 70.2 km
Tempo: 6h27m
Nº de treinos: 5
Peso: 77 kg

Semana de ressaca de meia-maratona de Portugal. O ponto alto da semana foi sem dúvida o treino longo de 27km. Optei por não fazer nenhum treino de intensidade, o que talvez se mantenha para a semana. Espero manter-me entre os 70 e os 80kms semanais, que parecem ser uma boa base para mim. Vou continuar a apostar na endurance e nos treinos longos.