domingo, 28 de novembro de 2010

Resumo Semanal: 23/11-28/11

Segunda: Descanso
Terça: Recuperação 7.1km (:39)
Quarta: Base 14.7km (1:16) 
Quinta: Recuperação 6.9km (:38) 
Sexta: Descanso
Sábado: Descanso
DomingoMédio Longo 18.0km (1:31)

Total Semanal:

Distância: 46.91 km
Tempo: 4h05m
Nº de treinos: 4
Peso: 76 kg

Hoje senti-me realmente descansado no início do treino. Entretanto, como que nem um urso. Próxima semana irei continuar nos mesmos moldes.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Preparado?

Preparado? Não sei. Sinto que sim, mas o exame pode correr mal. Uma má escolha de ritmo durante a prova e o artista escorrega. De qualquer forma aqui fica aquilo que considero ter sido o núcleo da minha preparação para a maratona de Lx - os treinos chave.

01/10 - Longo 27.0km (2:21) [25km@5:11/km]
04/10 - Longo 29.2km (2:37) [27km@5:16/km]
17/10 - Longo 32.0km (2:49) [30km@5:11/km]
22/10 - Time Trial 10k [10km@4:20/km > 43:22 PB] 
31/10 - Marathon Pace 28.0km (2:16) [4km@5:20/km + 23km@4:44/km]
06/11 - Marathon Pace 30.2km (2:30) [29km@4:56/km] 
13/11 - Marathon Pace 33.1km (2:39) [31km@4:44/km]
11/11 - Time Trial Meia-maratona [21km@4:29/km > 1:34:22 PB]


Procurei sobretudo desenvolver a resistência, economia e a capacidade aeróbica: treinos longo, treinos longos a ritmo de maratona e poucas séries (3/4 treinos nos últimos meses). Mantive uma quilometragem semanal média de 70 e tal  kms nos últimos dois meses, procurando ser bastante consistente e não exagerar. Conseguir não me lesionar até à data, o que é bastante positivo.
Na minha cabeça, neste momento, não há outro tipo de treino que não o treino para maratona. Esta é a base para tudo. Não é por acaso que o Lydiard punha os seus corredores de 800m a correr um mínimo de 160 kms pode semana - o mesmo para os de 5k,10k e maratona.


PS: Se resultar podem copiar :)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Oh meu Deus!

Esta é nova. Será que vai realmente acontecer?

Manteigas: 90km, 5000 metros de acumulado, 24h.

Resumo Semanal: 15/11-22/11

Segunda: Descanso
Terça: Médio Longo 17.4km (1:23)
Senti-me bem logo desde o início. Ritmo vivo.
Quarta: Recuperação 10.0km (:53)
A estrear os novos ténis: asics gel cumulus. Ritmo relativamente calmo. Sentia-me com pouca energia.
Quinta: Base 15.6km (1:19)
Senti-me com pouca energia. Dia bastante ocupado e almoço de improviso.
Sexta: Descanso
Sábado: Base 8.2km (:41)
DomingoMédio-Longo HMP 23.2km (1:47) [21km@4:29/km PR 1:34:22]
"Meia Maratona da Nato" - em comemoração do fim da cimeira da NATO e da libertação do espaço público do Parque das Nações. Uma espécie de time-trial para meia maratona. Parciais interessantes quando comparados com aqueles que fiz na meia de Portugal em Setembro:
5 km -   22:31 4:30/km (+ lento que meia de Portugal - 21:30)
10km -   45:11 4:31/km (+ lento que meia de Portugal - 44:17)
15km - 1:07:32 4:30/km (+ rápido: 1:07:55)
20km - 1:29:55 4:29/km (+ rápido: 1:32:09)
21km - 1:34:22 4:29/km

bastante regular com uma aceleração no final - exactamente o contrário que fiz da meia de Portugal.

Total Semanal:

Distância: 74.56 km
Tempo: 6h02m
Nº de treinos: 5
Peso: 75 kg ?

Próxima semana será abrandar a sério. Faltam duas semanas.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cumulus

Asics Gel Cumulus: 82€ através da amazon uk (portes incluídos).

É a primeira vez que compro uns ténis online, e apenas porque a sportzone é demasiado má para ser verdade: nunca têm nada, nem fazem por ter. Tinham o 43.5, tinham o 44.5, não tinham o 44. E quando não há! também não se sabe quando vai haver! portanto assim foi.

Ainda só fiz duas corridas com eles. Pareceram confortáveis, parecidos ao Nimbus, mas ainda com muita sola para gastar. Os Nimbus estão um bocadinho gastos (já devem ter bem mais de 1000km), mas se tudo correr bem vão acompanhar-me na maratona (faltam 2 semanas!)

Ainda hesitei entre estes uns bem mais levezinhos, mas também com menos "suporte": asics gel tarther - talvez para a próxima.

Em termos de durabilidade do amortecimento a tecnologia da asics bate a nike de longe, muito longe - não tem comparação.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guru?

Serei um guru?
- convenci três dos quatro obesos lá do trabalho (contando comigo) a começar a pensar mais neles, menos na comida que comem e no cansaço que sentem de não fazer nada;
- outras pessoas (também lá do trabalho) com algum excesso de peso, começaram a frequentar com assiduidade o ginásio - na verdade não sei se tive alguma influência nisto, mas gostaria de acreditar que sim;
- mais extraordinário: convenci o pessoal todo (muito vá) a subir do primeiro ao sexto andar pelas escadas só para beber café depois de almoço - o extraordinário é que também há uma máquina no segundo andar e o prédio tem elevador;
- recuperei um corredor reformado (que se tudo correr bem também vai correr a maratona de Lx);
- dei vários conselhos de nutrição, emagrecimento e respectivos disclamers a cibernautas que de uma forma geral não conheço, desconhecendo se sortiram algum efeito.

Terei qualificações para guru? Bem precisava de um trabalho mais interessante...

Teoria geral do pensamento lateral aplicada ao emagrecimento. Emagrecer para ser magro? É chato; tem pouco interesse. Emagrecer enquanto se treina para correr uma maratona, realizando assim algo que nunca nos julgamos capazes - isso sim, é conselho de guru. Além do mais podem comer muito - se correrem muito.

Na verdade acho que de pouco valem os gurus. Mas o exemplo, esse sim tem que valer alguma coisa.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Resumo Semanal: 08/11-14/11

Segunda: Base 7.2km (:36) 
Senti-me fresco... a fugir à chuva.
Terça: Base 8.5km (:47) [7km@5:30/km 3% inclinação]
Passadeira. Fiquei completamente ensopado em suor... 
Quarta: Médio Longo 18.2km (1:30) [17km@4:54/km]
Quinta: Descanso
Sexta: Descanso
Sábado: MP 33.1km (2:39) [31km@4:44/km]
5 da manhã. Banana, barra de cereais. Gels aos 7, 15 e 22 kms. Nova peça de equipamento: meias de compressão, cano alto. Tentei manter sempre um ritmo rápido, mas relaxado. A partir dos 26km apareceu-me uma dor do lado direito da anca (bem-vinda de volta...) que me dificultou um pouco, mas ainda assim consegui manter um ritmo razoável. 32km não são 42km; se tivesse que correr mais 10 ao mesmo ritmo suspeito que teria algumas dificuldades. Mais um gel também teria animado, mas prefiro acabar os treinos longos assim. 
Melhores 21km contínuos: 1:38:39

Domingo: Recuperação 11.5km (1:04)
Dores musculares muito ligeiras. Dor na anca desapareceu.

Total Semanal:

Distância: 78.55 km
Tempo: 6h38m
Nº de treinos: 5
Peso: 75 kg ?

Na próxima semana vou começar a decrescer ligeiramente o volume (-10%) e na outra (-20%). Sinto que está quase; agora é só baixar devagarinho. Ando a tentar escapar-me a uma constipação - espero que não me apanhe até dia 5.
Correr 42 kms será uma aventura. Muito pode acontecer em 3h30 (com sorte). Em quase todos os treinos longos acontece qualquer coisa: doi aqui, doi ali, ai a barriga - o mesmo será de esperar no dia da maratona. São 42,195 km, não 32 + 10, não 40, mas sim 42,195 km. Espero ter aprendido a lição da meia-maratona.
Entretanto, a novidade é a cimeira da nato... não sei bem para onde hei-de ir correr. 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resumo Semanal: 01/11-07/11

Segunda: Descanso
Recupero cada vez mais rapidamente dos treinos longos. Ainda ponderei ir correr à noite, mas estava com demasiado sono e algumas dores de garganta.
Terça: Médio Longo 17.1km (1:36)
Ritmo lento. Preguiçoso. Um treino longo de recuperação.
Quarta: Séries 5x600m 11.5km (1:05) [4:07/km-3:51/km]
Quinta: Base 8.0km (:44) [6km@5:12/km]
Sexta: Descanso
Sábado: Marathon Pace 30.2km (2:30) [29km@4:56/km] 
Treino um pouco atribulado... Comecei rápido; sentia-me muito bem (vários kms nos 4:40 e poucos). Dois gels: 9 e 16 kms. E agora começa a atribulação: dor de barriga, com direito a pit stop aos 22km. Se tivesse que adivinhar, o culpado foi um dos gels que estava a experimentar (e que tinha cafeína). 
Domingo: Descanso
Mais uma vez preguiça... 

Total Semanal:

Distância: 67 km
Tempo: 5h57m
Nº de treinos: 4
Peso: 75 kg

Semana curta: menos um treino, poucos kms - mas fazendo a média com a semana passada (97km), não foi assim tão má. Semana de stress (no trabalho) e alguma desmotivação (na corrida) - não sei por causa do stress, se apenas pelo longo período de preparação para a maratona. Alguma preguiça... mas também medo (ou sensatez) de não estragar tudo agora - que falta só 4 semanas - por forçar demais. Estive em dúvida acerca do treino de séries, mas acabei por fazê-lo; tinha previsto mais um time-trial de 10km, mas abdiquei dele. Só não abdiquei do treino longo, a ritmo de maratona - esse é, para mim, o tipo de treino que me dá mais confiança e portanto melhor preparação. Vamos ver o que me apetece nesta semana que vem...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resumo Semanal: 25/10-31/10

Segunda: Base 15.3km (1:17) [14km@4:57/km] 
Terça: Séries 5x1km 13.3km (1:17) [4:06/km - 3:56/km]
Aquecimento e retorno à calma lentíssimos. Hoje não estava no melhor dos dias. Demasiado stress acho eu. A terceira série foi a mais rápida; a quarta a mais lenta. 
Quarta: Descanso
Quinta: Meio-dia: Base 8.2km (:46) [7km@5:30/km c/ 2% declive] 
             Noite: Base 15.0km (1:20) [14km@5:15/km]
Sexta: Base 17.5km (1:31) [16km@5:09/km]
FC mais baixa do que o habitual para este ritmo. Músculos um pouco cansados.
Sábado: Descanso
Domingo: Marathon Pace 28.0km (2:16) [4km@5:20/km + 23km@4:44/km]
Madrugada de segunda-feira - por impossibilidade no domingo à noite - e por isso resolvi considerá-lo como fazendo parte desta semana. Despertar às 5:40. Banana, 2 figos secos e barra de cereais. Não levei mochila de água; utilizei os bebedouros. Um gel aos 12kms; outro aos 20kms.
Acabei ainda cheio de força, com os últimos 5 kms na casa dos 4:30. 21km em 1h39m. Frequência cardíaca média: 156 bpm.
E agora? Mantenho o meu plano conservador para a maratona? Ou melhor, qual é o meu plano conservador?

Total Semanal:

Distância: 97.4 km
Tempo: 8h30m
Nº de treinos: 6
Peso: 75 kg

Total Mês de Novembro:

Distância: 367km
Tempo: 33h07m
Nº de treinos: 23