terça-feira, 10 de maio de 2011

Meia Maratona de Setúbal - relato

Esta foi apenas a minha segunda meia maratona. A primeira não correu da melhor maneira... a segunda foi melhor. O meu único desejo era que não estivesse demasiado calor ou vento e, de facto, não esteve. Fomos até brindados por uns borrifos no inicio da prova - pena que não se mantivessem até ao fim.

Como é habitual, comecei demasiado depressa. Primeiros 5km em 20:29 - tinha planeado passar com 21 e picos. Por volta dos 4kms encaixei-me num grupo de 5 ou 6 outros atletas que seguiam num ritmo certinho de 4:15/km. Mas infelizmente não durou muito. Aos km 7 o grupo partiu-se em dois; eu sigo para a frente, junto com um moço do clube vodafone. Fomos em bom ritmo e passámos aos 10kms com 42 minutos certos. No abastecimento ele acabou por adiantar-se uma dúzia de metros e nunca mais o apanhei. Andei sozinho uns quantos kms. Quanto a mim, o ponto marcante na meia-maratona são os 15km. Já com uma hora de prova em cima descobre-se facilmente quem é que correu demasiado em cima da "linha". Foi o meu caso. Comecei a pagar, e com juros, os segundos que tinha roubado nos primeiros 5 kms. Abrandei. Não havia outra alternativa, embora o fizesse de forma minimamente controlada. Passei aos 15 kms com 1:04:00; aos 20km com 1:26:07; e terminei com 1:31:46.


Fiquei contente. Foi o meu melhor registo até à data. O objectivo era aproximar-me da 1:30, mas fica para uma próxima oportunidade. O treino não tem sido o melhor e o descanso ainda menos. Treinar muito e descansar pouco dá mau resultado.

Para finalizar esta primeira metade da época, deverei participar na Corrida do Oriente, no início de Junho. Veremos o que nos reserva a meteorologia desta vez. O objectivo será aproximar-me dos 41 minutos; mas é preciso que os astros se alinhem.

1 comentário:

  1. Boa prova. Bom tempo. .. a hora e trinta mesmo ali. ... gostava de estar por perto.


    Abraço.

    Rui

    ResponderEliminar