domingo, 28 de agosto de 2011

Semana: 22/8 a 28/8

Mesociclo 2 - Endurance + Lactate Threshold - Semana: 22/8 a 28/8 - [8/18]

Segunda: Recuperação 10.0km (:55) 
Terça: Médio-Longo 17.8km (1:29) 
Quarta: Recuperação 10.0km (:55) 
Quinta: Descanso
Sexta: Tempo 19.0km (1:31) c/ 10km@4:08/km [41:18 PB]
Sábado: Longo 33.5km (2:53)
Domingo: Recuperação 14.3km (1:18)

Total Semanal: 6 treinos, 103.4km (8:55)
Peso: 77.1kg Gordura corporal: 20.6%

Novo PB aos 10kms (41:18) - estão a começar a aparecer resultados. Quando o volume começa a rondar os 100kms/semana parece haver um click... Se alguma coisa tenho feito de diferente neste ciclo de treino é a velocidade a que faço os treinos base e longos; faço-os mais devagar - o que me permite ter um bom volume e ainda estar fresco para uns quantos treinos de qualidade.

sábado, 27 de agosto de 2011

Quantos kms fazem os teus ténis?

... ou sapatilhas, para quem vive acima do Mondego.

Nike Air Pegasus 26:       1231 kms
Asics Gel Nimbus 11:    2492 kms 
Asics Gel Cumulus 12:     1155 kms
Total:                               4880 kms

os meus preferidos, claro está, são os Nimbus. Especialmente desde que têm só metade da sola :) estão literalmente a desfazer-se, mas estou confiante que chegam aos 3000 kms. Entretanto já vêm outros (gel trainer) a caminho.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Semana: 15/8 a 21/8

Mesociclo 2 - Endurance + Lactate Threshold - Semana: 15/8 a 21/8 - [7/18]

Segunda: Recuperação 8.3km (:45) 
Terça: Tempo 15.9km (1:16) c/ 8km@4:10/km 
Quarta: Médio-Longo 17.8km (1:29)
Quinta: Base 10.0km (:50)
Sexta: Descanso
Sábado: Longo 33.5km (2:53)
Domingo: Médio-Longo 17.9km (1:31) 

Total Semanal: 6 treinos, 103.5km (8:47)
Peso: 76.9kg Gordura corporal: 20.5%

Correu-me muito bem o treino de terça-feira - 8km a 4:10/km. Em compensação o treino longo de sábado foi bem doloroso - muito calor e humidade, mesmo de noite; comecei logo a sentir que não seria um bom dia a partir dos 10kms. Ainda tive a tentação de encurtar o treino, mas... come e cala, se não te fizer mal há-de fazer-te bem. 

domingo, 21 de agosto de 2011

Tune-up races

Calendário previsível de provas até à maratona do Porto:
10/09 - Meia-maratona de S. J. das Lampas
09/10 - Meia-maratona Ribeirinha da Moita
22/10 - 20km de Almeirim

Não é o ideal... gostava de ter uma maior variedade de distâncias: 10, 15, 21. Mas assim também não deverá ser mau. E depois de começar pelas Lampas, estou certo que tudo o resto me vai parecer fácil :)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Maratona do Porto: inscrito

Inscrito. Grande expectativa relativamente a esta prova. Objectivos:
1 - terminar; numa maratona o primeiro objectivo é terminar; nunca há nada garantido.
2 - conseguir andar no dia seguinte; terminar bem.
3 - terminar em menos que 3h30m; tudo o que vier a mais é bónus.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana: 8/8 a 14/8


Mesociclo I - Endurance - Semana: 8/8 a 14/8 - [6/18]

Segunda: Base 13.8km (1:12) c/ 10x100m 
Terça: Recuperação 7.8km (:45) 
Quarta: Médio-Longo 17.9km (1:32)
Quinta: Descanso
Sexta: Médio-Longo 17.4km (1:30)
Sábado: Base 7.6km (:38)
Domingo: Médio-Longo 23.7km (1:57)

Total Semanal: 6 treinos, 88.4km (7:36)
Peso: 76.5kg Gordura corporal: 20.5%

Esta semana estava programada como sendo de recuperação. Nenhum dos treinos foi demasiado difícil - excepção não intencional para o treino de Domingo, feito depois de almoço, com um calor dos diabos, e talvez com demasiada pressa.
Terminou o primeiro mesociclo. O propósito era melhorar a resistência e isso foi feito. Ao contrário do ano passado sinto já nesta fase alguma "facilidade" - nunca é fácil - em fazer os treinos longos. Por outro lado a capacidade de correr em ritmos mais acelerados de forma sustentada ainda não está lá. Será esse o tema do próximo mesociclo. Ás vezes é preciso ter fé no plano...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Semana: 1/8 a 7/8


Mesociclo I - Endurance - Semana: 1/8 a 7/8 - [5/18]

Segunda: Recuperação 8.4km (:48)
Terça: Tempo 13.8km (1:07) c/ 8km@4:14/km
Quarta: Recuperação 8.3km (:49)
Quinta: Descanso
Sexta: Médio-Longo 23.3km (1:59) 
Sábado: Marathon Pace 28.8km (2:20) c/ 16km@4:38/km 
Domingo: Descanso

Total Semanal: 5 treinos, 82.7km (7:04)
Peso: 76.5kg Gordura corporal: 20.5%

Esta semana ficaram novamente alguns kms por fazer. O essencial foi feito. Aumento da intensidade com dois treinos puxados: 14km com 8km a 4:14/km; e 29km com 16km a 4:38/km. No Domingo senti que o corpo estava a quebrar (dores de garganta, início de sintomas gripais) e fiquei por casa.
Apesar de nem sempre ter conseguido cumprir o volume estipulado, tenho feito bastante - mais do que suficiente para mim. Julho foi maior mês de sempre: 389km.