segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Semana: 29/8 a 04/9


Mesociclo 2 - Endurance + Lactate Threshold - Semana: 29/8 a 04/9 - [9/18]

Segunda: Recuperação 10.0km (:56) 
Terça: Nada 
Quarta: Nada
Quinta: Nada
Sexta: Marathon Pace 26.7km (2:06) [19km@4:34/km]
Sábado: Médio-Longo 24.2km (2:02)
Domingo: Recuperação 10.0km (:55)

Total Semanal: 4 treinos, 71.1km (6:00)
Peso: 77.2kg Gordura corporal: 20.8%

Nada. Nem treino, nem descanso. Semana complicada, em que ficaram 2 ou 3 treinos por fazer. Valeu o treino de sexta-feira. Mais descansado do que o normal, senti-me muito bem. Média de 4:34/km com FCM nos 160bpm. As peças começam a encaixar. Para a semana as Lampas - ou será Rampas?
Entretanto, o peso recusa-se a descer... com menos 2 ou 3 kg começava a voar baixinho.

2 comentários:

  1. Boas Pedro...

    Vejo que a coisa está a compor-se para uma grande maratona...

    ... ando aqui com umas questões e gostava de saber a tua opinião...

    Quanto a musculação, estás a fazer alguma coisa? Já li em vários sítios que um par de sessões de musculação (específica) é a solução para ultrapassarmos a parede dos 30Km com conforto... O que achas disto?


    Abraço,

    Rui

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  2. Musculação, agora nada. Fiz durante um determinado periodo do ano passado, por conselho do médico quando tive um problema no joelho, para reforçar a musculatura da perna.
    Parei praticamente no verão do ano passado - depois de uma pequena lesão muscular, que não sei se não terá sido precipitada pelas próprias sessões de musculação.

    Resumindo, não tenho muito boa opinião sobre a utilidade dessas sessões de musculação... Mas isto é como tudo, só experimentando. Na minha opinião, se o objectivo for ganhar força, é preferível fazer rampas - é um exercício muito mais específico para corrida do que qq sessão de musculação.

    Ultrapassar a parede dos 30kms com conforto? Só se fores devagar :) Ultrapassar os 30kms com conforto parece-me uma questão de resistência, de limite anaerobico alto, não de força.
    Treinos longos a ritmos moderados, volume de treino elevado, são o tipo de treinos que contribuem para aumentar a resistência, aumentando as reservas de glicogénio muscular e a capacidade de processar gordura... treinos ao ritmo dos 15k, retardam a acumulação de ácido latico.

    É verdade q também já li que sessões de musculação mais orientadas a um número de repetições elevado podem promover adaptação das fibras musculares fast-twitch, para slow-twich... mas isso acho que também a corrida de resistência de uma forma geral.

    Estás a pensar vir à maratona de Lx tb?

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